Machucou?! Precisa de pontos? Curativo de ponto falso de esparadrapo!

Meninas (os), depois do susto e do mal estar, aqui estou para contar o que aconteceu agora a pouco e como resolvi a situação

Cuidar da casa nem sempre é fácil e acidentes quase sempre acontecem. Por isso achei legal compartilhar com vcs uma técnica que cresci vendo meu pai fazer nos cortes e machucados meus, do meu irmão e primos! Éramos muito danados e nem sempre estávamos perto de pronto socorro (quase 100% dos casos!!!!).

Estava eu feliz e contente kkkkk até parece! Limpando a casa, hj é sexta então! Faxina Pesada. Os pequenos estavam no quarto deles brincando e a Vovó Sônia no Skype olhando! Calma! O papai estava no quarto com eles! Eu estava limpando a sacada da suíte onde montamos um mini escritório pro Marido estudar e corrigir provas. Limpa daqui, passa o rodo de lá e de repente o tampo de vidro da escrivaninha estoura e os cacos caem todos no meu pé esquerdo.

Por Deus que susto, que dor e quanto sangue. Nem podia andar por que o vidro temperado se estilhaça em milhares de pedaços e corria risco de pisar com o outro pé e machucar também! Consegui sair do lugar até o momento que o Maridão diz assim! “Meu Deus vai precisar de pontos, vamos para o PS”. É claro que eu estava apavorada mas precisava me acalmar e ao olhar para o meu pé pensei:

  1.  Lavar o pé  – precisava ver qual a dimensão do corte e se ainda tinha pedaços de vidro;
  2. Resolver o que fazer!

Depois de lavado e sem cacos de vidro notei que precisava de uns pontinhos… Fora quatro cortes ao todo, mas não disse uma palavra para o Marcus para não preocupá-lo. Nesse momento os gêmeos já estavam gritando “mama mama mama” para saber o que estava acontecendo.

Olhem o estrago!912743_516246875098693_1839857943_n (1)

 

Como percebi que embora precisasse de pontos achei melhor não fazê-lo , pense eu com o pé costurado com pequenos para tomar conta?! Além do que os cortes não eram tão profundos assim. Então fiz os pontos falsos de esparadrapo  Sei que funcionam por que usamos muito desde pequenos. Mas é claro que o bom senso é imperativo numa hora dessas! Se não tivesse melhorado a coagulação logo, é claro que iria no PS.

 

Como fiz:! Primeiro limpei o machucado com água e depois coloquei anti séptico (poderia ter usado Iodo mas na pressa não encontrei)

Gaze para tirar excesso de sangue

ESPARADRAPO tradicional – não uso o Micropore® por que é muito fino e não consigo cortar as aberturas necessárias

Tesoura

913053_516243891765658_1962522290_n

 

Cortei uma fita de esparadrapo e abri espaços paralelos como na foto aki!

912168_516244225098958_976682938_n913049_516245015098879_787934372_n

Depois colei em cima de cada corte, bem apertadinho para segurar bem e deixei. As laterais devem ficar o mais fechadas possível.

 

Ficou assim:

913134_516243915098989_534834313_n

Não repara no pé da modelo heim! Não vale!!!

 

É CLARO QUE PRECISA DE BOM SENSO. NA DÚVIDA, POR MENOR QUE ELA SEJA, PROCURE UM MÉDICO.

 

 

Ainda dói, mas logo passa! O melhor de tudo é que por causa disso Maridão me deixou de molho!!!!!

Os curativos serão trocados conforme forem secando e caindo sozinhos, então paciência! (olha ela ai de novo!)

bjo

6 comentários sobre “Machucou?! Precisa de pontos? Curativo de ponto falso de esparadrapo!

  1. Diego disse:

    Cheguei a esta página porque sofri um corte fundo no dedo e na hora o médico não quis dar ponto, os enfermeiros deram o ponto falso, depois vi uma enfermeira amiga minha que disse que tinha que ter dado os pontos, mas que agora é tarde para isso e que eu tenho que ficar trocando os pontos falsos. Eu estou com uns 6mm de profundidade em um corte vertical no dedo com uns 2 ou 3 cm de extensão que cortou a unha, fiz o ponto juntando as pontas do dedo, pelo jeito você ja fez muito isso. Eu fiz os pontos e coloquei gase para evitar que eu bata o dedo, mas ficou de uma forma que ele não “respira” como eu devo fazer os próximos? junto bem grudado o dedo? deixo só a fita para “respirar” ou estou fazendo certo? da primeira vez os enfermeiros apertaram e prenderam bem, a minha miga enfermeira não apertou muito alegando que precisava de ar, mas não achei que ficou bem junto as pontas do corte. Infelizmente não tenho como ficar indo direto no hospital para trocarem o curativo, terei de fazer sozinho. Qual a sua opinião? o que me recomenda fazer?

    • espero que não seja muito tarde… Mas o melhor é deixar o curativo bem firme e não tirar até que saia sozinho. Aí vc faz outro e coloca de novo. Quanto mais próximas as bordas do corte, mais fácil de não ficar cicatrizes feias e mais rápido a cicatrização!

  2. Bruna Carvalho disse:

    Tive um corte no dedo da mão apareceu a gordura e um buraquinho abaixo da pele de gordura – é, foi fundo. A enfermeira deu ponto falso com duas tirinhas de micropore puxando a pele do indicador pra voltar pro lugar… ela recomendou não molhar de jeito nenhum e só trocar o curativo na segunda… só tem um problema. Continua sangrando. tenho medo que inflame ou que a pele apodreça. Eu deveria limpar secar e refazer o curativo?

Tem dúvidas? Sugestões? Pergunta aí!!!

