Limão querido limão


Propriedades do Limão – Parte 1

Sou apaixonada por limão. Coloco em tudo!!! Se pudesse até no pão com manteiga de manhã iria saborear o gostinho azedo dele! Como também gosto de medicina alternativa e produtos naturais achei interessante contar um pouquinho sobre as propriedades dessa fruta fácil e barata de encontrar. A primeira parte falarei sobre o uso medicinal e a segunda sobre como usar em limpeza de casa!

Propriedades:

Alcalinizante: def
Mineralizante: def
Bactericida: def
Desintoxicante: def

Tem capacidade de equilibrar todo o metabolismo do organismo humano, atuando nos intestinos, pele, rins, fígado e pulmões.
Ajuda a eliminar de colesterol e triglicérides controlando de forma eficiente a hipertensão e outros problemas cardiovasculares. Da mesma forma, o excesso de glicose, adrenalina, cortisol,  cristais e de células defeituosas poderá ser eliminado pelos órgãos excretores. Com menos glicose no organismo há um melhor controle da diabetes e da hipoglicemia e ao eliminar excessos de adrenalina o estresse e da ansiedade diminuem proporcionando maior relaxamento, com menos cortisóis na corrente sanguínea a tristeza, depressão e envelhecimento precoce e melancolia melhoram consideravelmente.

O consumo diário de uma limonada terapêutica pode ser um bom tratamento natural para prevenir e até adiar o desenvolvimento de cálculos renais pois a propriedade adstringente ajuda a dissolver aglomerados de cristais e células gordurosas.

Indicações de uso Interno:

. Asma; Enfisema; Infecções pulmonares, Tuberculose pulmonar e óssea, Bronquite crônica, Constipações e Gripes
. Afecções Cardiovasculares, Varizes e Flebites; Fragilidade capilar; Dermatites várias, Prurido, Eczema e Despigmentação;
. Hiper viscosidade sanguínea (fluidificante sanguíneo)
. Doenças infecciosas (coadjuvante no tratamento de mononucleoses, leucocitoses, blenorragias, sífilis, etc.)
. Paludismo e Piorreia, alvéolo dental
. Febres (infusão de folhas de limoeiro e/ou cascas do fruto, podendo juntar-se o suco)
. Gastrites, Dispepsias e Aerofagias (também se podem mastigar finas lascas da casca do citrino). Úlceras de estômago e do duodeno, Esofagite de refluxo;
. Insuficiência hepática e pancreática; Icterícia e congestão hepática (utilização e quantidades adaptados a cada caso). Disenteria  Diarreias  Febre tifoide e Hemorroidas, Colites, Meteorismo e Parasitas intestinais (ralar a casca do limão e fervê-la em água, com ou sem açúcar);
. Fortalecedor da visão, Glaucoma e Hipertensão ocular; Hemorragias, Hemofilia e Escorbuto; Astenia, Anemias e Desmineralizações   (aumenta a capacidade imunológica). Amamentação, Obesidade e Disfunções metabólicas (reequilibrante); Hipertensão arterial; hipotensão arterial (regulador da pressão);
. Afecções do sistema nervoso (fortalece e equilibra. As flores do limoeiro são também muito benéficas)
. Diabetes, Leucemia (preventivo), Cancro (preventivo), Enfarte (preventivo) e Tromboses; Embolias (preventivo)
. Escleroses, Arteriosclerose, Doenças reumáticas e Artrites; Descalcificações, Linfatismo e Ascites; Retenções urinárias e Litíase urinária e biliar; Prevenção de epidemias, Antitóxico; Antivenenos.

Partes usadas: folhas, casca do fruto, e suco do fruto.

Como conservar: Folhas e cascas dos frutos podem ser secos ao ar livre e guardadas em separado, em sacos de papel, longe da luz solar e umidade. O suco deve ser consumido fresco.

Princípios ativos: Óleo essencial (limoleno); ácidos orgânicos (cítrico e málico), bioflavonóides (hesperidina); pectinas; vitamina C e sais minerais.

Indicações e Utilização:

Afecções febris e tosse: em 1 xícara de chá coloque 1 colher de sobremesa da folha e 1 colher de sobremesa da casca, ambas fatiadas e adicione água fervente. Abafe e espere esfriar para então coar. Tomar 1 xícara de chá de preferência a noite. Durante o tratamento evite friagem e sereno.

Circulação sanguínea (microvarizes), afecções estomacais e digestivo: Use 1 colher de sobremesa da parte branca e 1 colher de sobremesa da casca, ambas fatiadas e adicione 1 xícara de chá de água. Ferva por 3 minutos. Coe e espere esfriar. Tomar de 2  a 3 vezes ao dia.

Unhas quebradiças, fracas e cutículas ressecadas: 5 gotas de suco do fruto em 1 colher de sopa de óleo de rícino –def e misture. Aplique sobre as unhas massageando bem todas as noites por uma semana.

ATENÇÃO

O limão é fotossensível e por isso quando o suco ou a essência da casca entram em contato com a pele, é necessário lavar com bastante sabão imediatamente para não ocorrer queimaduras e manchas e até mesmo reações alérgicas.

Referências:

Panizza, S. Plantas que Curam: cheiro de mato. 24ª Edição. São Paulo, IBRASA 1997. 279p.

Anúncios

2 comentários sobre “Limão querido limão

Tem dúvidas? Sugestões? Pergunta aí!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s